quinta-feira, abril 22, 2004

Uma pequena viagem de Páscoa III

A zona entre Génova e a fronteira francesa é conhecida pela Riviera di Ponente ou Riviera dei Fiori - La Terra dei Colori.
É uma zona montanhosa, que desce até ao mar...mas ao contrário da Riviera de Levante, a grande beleza desta zona localiza-se nas encostas e nas montanhas.
Na costa destacam-se algumas povoações como Imperia, Diano Marina e S. Remo (famosa pelo seu casino e festival de musica Italiana...um pouco como o nosso festival da canção mas em bom!).
No entanto maior interesse será passear nas encostas dos Apeninos e e pelos produtivos vales desta área....como por exemplo o vale de Bussana e Arma di Taggia ou descer do Colle di Nava e visitar Diano Aretino, Dianno Castelo, Diano S. Pietro, Villa Faraldi, etc.
Aliás, é absolutamente imprescindível ler Extra Virgin - Amongst the olive grooves of Liguria de Annie Hawes.

É um retrato bem humurado e de extrema acuidade sobre a Itália e os Italianos, em especial sobre esta área.
Mesmo sem ir à Liguria é altamente recomendável a leitura deste livro...para quem goste de Itália, fica-se bem disposto e com vontade de lá ir (já tenho a continuação Ripe for the picking ...mas confesso que ainda não tive tempo para ler!)
Outro percurso que vale a pena fazer é a A13, a autoestrada que liga a fronteira francesa a Génova, La Spezia e segue para sul.
È uma impressionante obra de engenharia, em que tunéis e viadutos e viadutos e tunéis se sucedem, sem a estrada tocar em terreno plano, alternando a escuridão dos tunéis com extraordinárias vistas para o Golfo de Génova e para os cumes do Apeninos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial