quarta-feira, abril 14, 2004

Ainda sobre traços de viagem...

Obrigado Filipa...mas acho que exageraste nos elogios...especialmente quando comparas os meus desenhecos com os de Florine Asch...

Existem alguns excelentes albums de viagem com desenhos pelos próprios autores...estou-me a lembrar de um livro de Titouan Lamazou "Carnets de voyages" e outros.
Tituan Lamazou foi o primeiro velejador a ganhar uma volta ao mundo, à vela, sem paragens em 89/90, a "Vendée Globe Challange"...e como se pode ver pelos livros além de excelente velejador é também um excelente desenhador.
Um bom exemplo de album de viagens de um arquitecto talvez o de Louis Khan onde aparece uma referência à Praça de Touros do Campo Pequeno, que Khan considerava um dos excelentes edifícios em tijolo que existem.
Consta que os albuns de viagem de Siza Vieira e Eduardo Souto Moura são muito bons...mas não estão publicados!
Outro interessante é o de Marlene MacLoughlin "Across the Aegean: An Artist's Journey from Athens to Istanbul" .... uma das viagens que eu pessoalmente gostaria de fazer.
E porque temos de promover o que é nosso...existe um óptimo livro do Manuel João Ramos chamado "Traços de viagem" sobre um trabalho de investigação que ele realizou na Etiópia, sobre a presença dos Portugueses por aqueles lados...
É um livro muito interesante, bem escrito, com histórias muito curiosas e com óptimos desenhos, editado pela Assirio e Alvim.
Amanhã voltamos a Itália...e a algumas notas que apontei no Moleskine......mas sem desenhos....

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial