sábado, março 06, 2004

Roazes no Sado

Diz quem sabe que o contacto com golfinhos é uma experiência única e que estimula as capacidades de comunicação dos mais novos. A observação de golfinhos no Sado, os famosos e originais roazes*, está a ser promovida pela Papa Léguas.
Todos os domingos às 10:00 ou 15:00.
Um programa ideal para toda a família.

* Os golfinhos que encontramos no estuário do Sado, pelas águas da Arrábida ou pela costa da Galé, pertencem a uma espécie que ocorre em quase todos os mares do mundo. É o golfinho-roaz, roaz ou roaz-corvineiro e é o mais típico dos golfinhos, aquele que habitualmente se encontra nos jardins zoológicos ou que aparece na televisão.
É uma espécie que nasce com 90-130 cm de comprimento e os adultos podem atingir os 4 metros. Atingem a maturidade sexual a partir dos 7 anos, o período de gestação é de um ano e a cria alimenta-se do leite da mãe até aos 18 meses. Só dois ou três anos depois de ter uma cria é que as fêmeas estão aptas a ter outra.
O golfinho-roaz pode ser encontrado no oceano, mas geralmente habita águas costeiras em locais como os estuários. O estuário do Sado alberga uma população de golfinhos-roazes com cerca de 40 indivíduos, a única população de golfinhos residente em Portugal. Pensa-se que os indivíduos que a constitutem fazem parte da mesma população que visitava o estuário do Tejo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial