terça-feira, fevereiro 03, 2004

Herdade da Matinha

Este é um dos locais que merece um desvio da estrada que liga Cercal do Alentejo a Vila Nova de Milfontes.
A diferença que se pode "sentir" na Herdade da Matinha insere-se numa atitude, levada a cabo pelos proprietários, que a partir de momento da sua instalação neste local, que se encontrava ao abandono, de adaptação e promoção de uma diferente filosofia de vida...
O fundamento deste projecto deve-se à necessidade de adaptação do conjunto edíficado para habitação familiar permanente e exploração como unidade de turismo rural....e ao mesmo tempo de estúdio de pintura de Alfrdo Moreira da Silva, seu proprietário, que aqui vive com a sua mulher e três filhos.
Apenas irei decrever um pouco do que se pode "ver" na Herdade da Matinha...ou resto podem descobrir no site ou indo até lá, que certamente serão bem recebidos....

O velho "monte" e seus acrescentos actualmente funcionam como um todo, integrados na paisagem e envolvente, tanto a nível de volumes, cores e materiais.
A própria reinterpretação contemporânea de alguns elementos, no estúdio de pintura, como os vãos, ou alguns materiais utilizados, imprimem-lhe uma marca de diferença e qualidade numa tipologia que habitualmente é olhada como construção de baixa qualidade e sem categoria, mas que no fundo dignifica uma realidade no panorama construído da paisagem rural portuguesa
Além disto a utilização deste tipo de materiais (madeira, placas OSB, chapas de zinco), confere um carácter temporário e de "portabilidade" à construção.
Com esse carácter provisório procura-se respeitar uma questão fundamental, que se prende com a mínima interferência possível no terreno, tendo o conjunto uma expressão temporária, com a utilização de materiais precários e recicláveis.

A fixação como sua residência permanente, a criação de uma unidade de Turismo Rural e o ambiente de criação e divulgação artística tem contribuído para transformar a Herdade da Matinha num local único, com um ambiente original e atractivo que tem atraído muito visitantes a este local.
Pode-se considerar que as várias valências que a Herdade da Matinha oferece e divulga... o ambiente familiar, a paisagem rural, a singularidade e preservação da construção, a atmosfera de criação artística, o sentido da cultura de produtos agrícolas ecológicos, a escola de cozinha... proporcionando um conjunto de características únicas em todo o Concelho de Santiago do Cacém.
Estas características tem, aliás, sido objecto de variadas reportagens na imprensa escrita, incluindo em televisões estrangeiras (Italiana, Francesa, etc.) além do continuado afluxo de visitantes e de comentário simpáticos que se podem encontrar no site da Herdade da Matinha.
Será uma experiência interessante e mostra que Portugal ainda tem muitos lugares onde sempre se passa ao lado sem se saber o que lá está dentro!

PS: O Alfredo Moreira da Silva inaugura uma exposição dos seus quadros no dia 5 de Fevereiro, na Galeria dos CTT, na Praça D. Luis, junto do Cais do Sodré ...vão lá e sempre é uma maneira de começar a entrar no espírito da Herdade da Matinha!
















1 Comentários:

Às 8:43 da tarde , Blogger helena disse...

simplesmente mágico...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial