sexta-feira, junho 24, 2005

Hot Places para o Verão 2005 - I


Edimburgo...
... e o Agosto mais animado do Reino Unido!




Porquê: Depois de 300 anos de ausência, o regresso do Parlamento Escocês (graças a um referendo realizado em 1988) deu a Edimburgo um novo e crescente dinamismo. Entre as ruas empedradas e edifícios de arquitectura gótica, encontram-se actualmente hotéis de design e restaurantes sofisticados, que fazem desta cidade um dos destinos mais cosmopolitas do Reino Unido, principalmente em Agosto, quando Edimburgo se torna uma das mais animadas cidades europeias - tudo graças aos numerosos espectáculos, eventos e performances de rua que fazem parte da programação do Festival Internacional de Edimburgo, que decorre entre 14 de Agosto e 4 de Setembro. Este ano destacam-se uma nova produção do Lago dos Cisnes, uma colaboração do American Pennsylvania Ballet e da Russian Tchaikovsky Symphony Orchestra, e uma retrospectiva da obra de J.M. Synge, pelo Druid Theatre Company.

A não perder: A Royal Mile, provavelmente uma das avenidas mais fascinantes do mundo, que é, na verdade, constituída por cinco outras ruas: Castle Hill, Lawnmarket, High Street, Canongate e Abbey Strand. Este era, durante a Idade Média, o caminho que os reis percorriam entre o castelo e o Palácio de Holyroodhouse. A Princes Street - na New Town, para onde a aristocracia se deslocou no século XVIII - é actualmente o centro da cidade e o ponto de partida de todas as avenidas novas projectadas há 200 anos por James Craig. Além do castelo, é obrigatório visitar Calton Hill, um monumento estilo acropolis com uma fantástica vista panorâmica, a National Art Gallery of Scotland, a Gallery of Modern Art e o New Museum of Scotland. Além do festival ou do Hogmanay New Year, no Inverno, e das muitas peças de teatro em cena todo o ano, existem cerca de 20 campos de golfe nas redondezas da cidade, o que torna Edimburgo um paraíso para os amantes desse desporto.

Como ir: A British Airways voa diariamente para Edimburgo, via Londres, por tarifas desde €280.

Onde ficar: Não faltam alternativas. Do primeiro hotel da cadeia Malmaison, ao luxo sofisticado de Balmoral, passando pelos fashionable Glasshouse e o Scotsman. Mais acessível, o Borough (72-80 Causewayside EH9, tel. 0131 668 2255; diárias a partir de €100) é um pequeno hotel que parece saído de um filme de Stanley Kubrick. Com apenas nove quartos, todos equipados com leitores de DVD, é uma boa alternativa. O restaurante é excelente e o hotel fica a dois passos da maioria dos eventos do Festival de Edimburgo.
Para mais informações: www.edinburgh.org; www.eif.co.uk.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial