sexta-feira, novembro 07, 2003

Ramadão

O Ramadão é o nono mês do calendário muçulmano e um feriado muito importante para todos os crentes. É um momento de reflexão, devoção e auto-controlo.
Para os muçulmanos o Ramadão tem vários significados, entre eles, o distanciamento dos apetites do corpo, é uma medida de ascensão na natureza espiritual, o que significa chegar mais perto de Deus.
O Ramadão é também tempo de devoção, de leitura do Alcorão, de caridade, de purificar o comportamento e fazer os deveres.
Significa também experimentar a fome e desenvolver uma simpatia para com os menos afortunados, aprendendo a agradecer e a apreciar a bondade de Deus. Para os muçulmanos, o Ramadão também pode ser benéfico para a saúde porque provoca uma quebra nos ciclos rígidos dos hábitos humanos. Pessoas doentes e mulheres em determinadas situações (grávidas, por exemplo) não devem jejuar.
O período de jejum começa ao nascer do sol e apenas termina ao pôr do sol. Durante essas horas os muçulmanos abstêm-se de comer, beber, fumar e de praticar sexo. A prática corrente é tomar uma refeição pré-jejum (o suhor) e pós-jejum (o iftar).
Após completar o Ramadão, os muçulmanos têm o hábito de congratularem os outros com frases: «Kullu am wa antum bi-kair» (que corra tudo bem durante o ano) ou «Atyab at-tihami bi-manuasabat hulul shahru Ramadan al-Mubarak» (As mais preciosas congratulações na ocasião da vinda do Ramadão) ou «Eveda, ex Ramadan» (Adeus, ó Ramadão).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial