quinta-feira, setembro 25, 2003

Equador

Não...não é sobre o país Equador...mas sobre o fenómeno da literatura portuguesa do momento: o livro "Equador" de Miguel Sousa Tavares.
Também não é sobre crítica literária (para isso existem muitas cabeças pensantes - ou nem por isso - que já opinaram sobre os méritos literários desta obra)...é sim sobre as descrições de S. Tomé e Príncipe, as suas paisagens, as suas gentes, o seu modo de vida, etc.
Neste livro MST consegue transmitir-nos com uma vivacidade e riqueza todo o ambiente destas ilhas e do seu "modos vivendi" no ínicio do século.
Aparte da questão política e/ ou do enredo do livro, que não serão mt apropriadas para este blog, o ambiente que o livro nos transmite, as paisagens, os sons, os cheiros, etc, permitem-nos uma visualização clara dos "cenários", uma mimetização com o ambiente, uma familiariadade com os locais que vai aumentando ao longo do livro.
Os amantes de viagens, de novos locais, de destinos exóticos irão encontrar aqui motivos de puro deleite e gosto, que certamente irá abrir o "apetite" para uma visita a S. Tomé e Príncipe.
Igualmente será de reter a clareza com que a história flui, a riqueza descritiva, a consistência das personagens e, se calhar, descobrir que passados 100 anos Portugal não mudou assim tanto ( afinal sempe se fez uma "criticazinha" literária).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial